RaphaGAmbit Pesquisas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Paralisia do Sono



Eu tinha 6 anos...dormia com minha mãe...lembro-me que tive um pesadelo horrível - estava em um beco onde uma senhora de idade segurou o meu braço com uma força sobre-humana, ela olhou em meus olhos e começou a derreter, suas orelhas, seu cabelo, seus olhos começaram a escorrerem até o chão, acordei assustado, fiquei mais assustado ainda quando percebi que não conseguia me mexer e nem falar, mas sabia que estava acordado, eu podia ver o quarto perfeitamente, e o pior - a mão da velha senhora ainda estava presa em meu braço e senti um peso enorme me afundar na cama, fiz um grande esforço para me mover e "acordar definitivamente" , a mão que estava em meu braço havia sumido, mas ele ainda doía. Acordei minha mãe e contei a experiência horrível que tive, então rezamos o "credo" juntos até meu sono voltar.
Essa experiência foi se tornando cada vez mais freqüente e mais real, quando tinha uns 12 anos, além de ver e sentir, comecei a ouvir também - um menino (com uns 12 anos tb) vestido com um terno negro sempre me dizia coisas sem sentido.

O QUE É A PARALISIA DO SONO???

Depois de anos, resolvi pesquisar sobre esses acontecimentos , é a chamada "Paralisia do Sono" ou "Sonhos Lúcidos", nada mais é do que uma paralisia temporária do corpo assim que acordamos ou dormimos - o corpo paralisa como uma forma de proteção para evitar que batemos em tudo quando sonhamos. Mas no caso da paralisia, o cérebro acorda em estado REM - em que os olhos movem-se rapidamente, em inglês Rapid Eyes Moviment (Estado neurológico fisicamente ativo), mas o corpo persiste em continuar paralisado, por isso mal conseguia mexer os olhos e as pontas dos dedos!

MAS E AS VISÕES????

Quanto relatava minha experiência para outras pessoas, eles me diziam que eram espíritos querendo se comunicar, que eram demônios... diziam até que era meu espírito querendo sair do corpo.
Cientificamente, as alucinações são pelo fato de parte de meu cérebro acreditar que ainda estou dormindo, é um limiar entre a vigília e o sonho, é uma espécie de sonhar acordado. São as chamadas "Alucinações Hipnagógicas" - que envolvem imagens e sons.

CAUSAS:

Já sugeriram - que ela está relacionada com a inibição pós-sináptica de neurônios motores motores na ponte do trono cerebral;
Também pelos sonos irreguláres;
Stress elevado;
Sono induzido por medicamentos.
A verdade é que não existe nada confirmado sobre suas causas, ainda é um mistério.

COM QUEM ACONTECE???

Segundo o Doutor Rafael Tadeu (USP), acontece com 50% da população, pelo menos 2 vezes na vida.

QUANTO TEMPO DURA?

Podem durar desde poucos segundos até vários minutos (no meu caso já durou aproximadamente uns 7 minutos).

CONTROLE:

Depois de várias experiências, aprendi a controlar...um simples distúrbio de emoções nesse estado, pode acarretar em um pesadelo horrível! Portanto tudo depende do controle da mente e da respiração, você deve estar relaxado (que é difícil quando se está vendo "demônios" andando pelo quarto!rsrs).
O sonho lúcido, depois de controlado, pode ser uma experiência incrível - já voei, atravessei paredes e até teleportei, e o melhor de tudo - estava em sã consciência.
Portanto quem possui essa experiência incrível, não apavore, deixe fluir!!!

CURIOSIDADE:

As Pessoas que tiveram EQM (Experiência de quase morte) disseram que a sensação de "estar morrendo" é bastante parecido ou idêntica a paralisia do sono.



O Pesadelo, por Henri Fuseli (1781) - uma das representações da Paralisia do Sono.

7 comentários:

  1. Adorei a explanação sobre esse assunto que é meio que um tabu.

    Engraçado quando era adolescente acontecia com mais frequencia, agora é muito raro eu acordar dormindo.

    ResponderExcluir
  2. já senti isso. Eu sempre ouvia a voz de uma mulher gritando com uma criança. Ouvia também a voz da criança chorando sem parar..... eu ficava desesperada e não podia fazer nada. Eu sentia a presença de pessoas no meu quarto. Já cheguei a achar que tinha saído do meu corpo físico.....Grças a Deus acabou. Não tenho isso mais há mais ou menos um ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane... algumas pessoas acreditam em "projeção astral" ... em que o espírito realmente sai do corpo durante o sono, e acabam fazendo contato com outras almas.

      Excluir
  3. Olá Rayane... algumas pessoas acreditam em "projeção astral" ... em que o espírito realmente sai do corpo durante o sono, e acabam fazendo contato com outras almas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da explanação. Para mim isso é algo constante de uns tempos para cá. Tenho paralisia do sono, mas devido a frequência que vem ocorrendo, praticamente uma vez por noite, resolvi pesquisar. O que ocorre no meu caso é estranho, alem de não conseguir me mover, entro em panico, minha respiração torna-se extremamente difícil. Tenho 32 anos e de 5 anos pra cá esta piorando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Vai Gilson... isso ocorre comigo também. Quando consigo me controlar é uma experiência incrível, porém quando entro em pânico tenho a sensação de que estou próximo da morte... É difícil, mas tente controlar o medo e a respiração - não descontrole a "linha de pensamentos".

      Excluir
  5. Eu já saí do meu corpo e me vi deitado na cama lutando em vão(já que não conseguia me mexer) com um "demônio" que estava sobre meu peito olhando diretamente para meu rosto e segurando os meus braços . Tentei acender a luz,porém minha mão atravessava a parede.De repente eu fui sugado para meu corpo consegui olhar pro lado e relaxar foi assim que eu saí desse estado de paralisia do sono.

    ResponderExcluir