Vejo no mundo do Parkour constantemente o nome David Belle ser citado, e muito pouco ouço sobre Raymond Belle durante os treinos ou as discussões sobre a prática. Sendo ele de fundamental importância para a "existência" do parkour, resolvi escrever esse artigo, mais como uma forma de homenagem, uma homenagem ao avó do Parkour.
Raymond Belle Nasceu no dia 3 de Outubro de 1969 e Faleceu em Dezembro de 1999. NAsceu em uma colônia francesa no Vietnã (Indochina na época), seu pai foi morto enquanto atravessava a Indochina. Em 1954 foi semparado da sua mãe, logo apos a divisão do Vietnã.
Recolhido então pelo exército francês, é incorporado como "criança tropa" - recebendo uma educação militar rígida - mas foi em 1958, com a idade de 19 anos, que foi repatriado para a França onde teve o seu percurso educativo militar concretizado. Essa educação o inspirou a entrar no regimento dos bombeiros saparadores de Paris.
Rapidamente Raymond vence diferentes campeonatos desportivos do Corpo de Bombeiro, inclusive os nacionais. Atleta emérito, ele integra a "Equipe Especial dos Monitores de Ginástica"- Equipe que realizava os salvamentos mais difíceis e arriscados.
Teve grande sucesso na primeira operação com Helicópteros (1969) na Catedral de Notre Dame, onde teve que carregar uma bandeira viet-congue e colocá-la no topo da catedral, cerca de 90 metros de altura.
Rapidamente, pela sua coragem , determinação e frieza, o Sargento Belle se tornou referência e uma inspiração entre os jovens - uma figura da época.
Inúmeros salvamentos, medalhas e vários títulos de glória, dão a Raymond a merecida reputação de "Salvador Excepcional".
Deixou a brigada em 1975... e faleceu em 1999. Mas sua memória e seus atos de bravura vão sempre ecoar como referências modernas e futuras.
Raymond Belle e o Parkour:
Se não fosse pelo Raymond, o Parkour talvez não existisse... pelo menos não da forma que o conhecemos. Mas sua influência estende-se muito além de ter um filho chamado – David Belle. Em sua educação militar no chamado “parcours Du combattant” (percurso do combatente) - que teve suas origens no método natural de treino – Raymond utilizava movimentos que os traceur(ses) de hoje consideram como base do Parkour.
Raymond transmitiu sua aprendizagem ( método natural e percurso do combatente) aos seus filhos – Jean François e David. Ele ensinou a seus filhos a serem fortes, pois dizia que um corpo fraco é inútil... deveriam ser forte para ajudarem a si, a sua família e a quem necessitasse. No entanto, Raymond não conseguiu transmitir tudo para David (o caçula), o restante dos conhecimentos foram ensinados pelo seu irmão mais velho – Jean François Belle. Informações que David acatou de maneira que hoje conhecemos como Parkour.
Curiosidade
Em memória à Raymon Belle, até hoje, em inúmeros quartéis, encontra-se um mural com sua pintura executando uma subida de corda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário