RaphaGAmbit Pesquisas

sábado, 12 de setembro de 2009

Para que o Parkour?


O PArkour ainda não possui uma identidade realmente solidificada (ou universalizada, melhor dizendo), talvez pela busca e interesses individuais de cada praticante, exemplo disso é se perguntarmos para 10 praticantes "Para que praticar o PK?", apesar de algumas semelhanças nas respostas (principalmente aquelas decoradas) cada um busca um objetivo pessoal de acordo com suas "carências". Por exemplo, alguns responderão que é para desenvolver o equilíbrio, ou desafiar o medo, ou adquirir um bom condicionamento, ou ser forte para ser útil (frase decorada, hehe), ou simplesmente porque gostam de praticar.
Então aí vai a pergunta: Para que praticar Parkour?
É fato de que o Parkour é um método de treinamento que tem como "principal" objetivo ultrapassar obstáculos da maneira mais rápida e eficiente possível. David Belle diz "pode ser a arte de voar, prosseguir, ajudar alguém com dificuldade(...) que o objetivo final do parkour é sermos totalmente autónomos(...)"
Em uma entrevista ele (Belle) comenta sobre o estabelecimento de objetivos, ou seja, destes mesmo interesses individuais citados no parágrafo anterior, e ainda ressalta "(...) se você não tem um (objetivo), não passa de uma folha no vento que não sabe onde vai parar(...)"
Lembrando que Belle nasceu na França (Normandia), um país muito rigoroso em métodos de ensino (inclusive no meio educacional), e que tem o avô e o pai com o passado relacionado com o exército e com o bombeiro, e tem amigos como Yahn, Frederic, Hnautra, DavidMalgogne,Kazuma e Sébastien Foucan(amigos "pouco" inspiradores né!!rsrs). Rebuscando parte do passado de Belle temos uma ideia de seus objetivos com o parkour, mas esses objetivos seriam os mesmo de um brasileiro, que nunca foi muito pressionado com alguma tipo de disciplina e que sempre prefere o "jeitinho brasileiro" de resolver as coisas?
Não sei exatamente qual a bagagem de vivência cultural do praticantes brasileiros, mas uma coisa tenho certeza - não importam o que buscam, ou para que praticam o Parkour - eles levam a sério os treinos! Quem não for um praticante, um verdadeiro traceur(ses) desistirá no primeiro momento de exaustão (física ou mental), talvez volte depois de alguns meses, mas se não mudar seus objetivos (que tanto cito nesse texto) desistirá novamente. Mas para os que levam a sério o PK carregam-o para a vida inteira!
Então é realmente necessário encontrarmos uma racionalização pra tudo? Ou devemos simplesmente buscarmos nossos objetivos particulares que muitas vezes não existe uma resposta racional para outra pessoa, mas que tem um sentido evidente para nos?
Deixo essa incógnita para cada um traceur ou traseuses refletirem!
Um grande abraço a todos, principalmente aqueles brasileiros que lutam contra uma chamada"cultura relaxada de disciplina" e seguem em frente com seus objetivos!!!!!!